domingo, 29 de agosto de 2010
Tarefa 3° Bimestre
Olá Alunos!
Sejam bem vindos mais uma vez ao nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem!
A tarefa deste bimestre possui duas etapas:
A primeria é ler o Texto O Surgimento da Geometria Analítica e responder aos questionários abaixo.
A segunda é redigir um pequeno texto sobre o vídeo A história da Geometria Analítica. O vídeo está em outra língua, porém de fácil compreensão pela semelhança com o português. Qualquer dúvida é só perguntarem.
Mãos à obra e um bom trabalho a todos!
José Eduardo.
Questões:
1- O que é Geometria Analítica(G.A.)?
2- Qual era a idéia central de Fermat e descartes ao desenvolverem G.A.?
3- Fermat contribuiu muito com o avanço da Geometria Analítica, aliás, bem mais do que qualquer matemático de sua época, mesmo praticando matemática por hobby. Na sua opinião, porque isso aconteceu? Será que tem melhor desempenho no que faz, alguém que o faz por prazer ou quem faz por profissão, por obrigação?
4- A geometria Analítica é um dos muitos casos de ciência desenvolvida simultanea e independete, ou seja, desenvolvida por pessoas diferentes, em locais diferentes, sem que haja colaboração entre as duas, sem que uma conheça as idéias da outra. Você saberia citar outros casos de ciência em que isso ocorreu? Pesquise e poste no blog os casos que você encontrar, para que possamos compartilhar de suas descobertas.
5- Assista ao vídeo Geometria Analítica e redija um pequeno texto sobre ele, destacando os pontos principais do mesmo.
Todas as respostas às questões devem ser enviadas para o e-mail jeduardolante@gmail.com com exceção da questão quatro em que você deve postar no blog as suas descobertas.
O prazo para a realização da tarefa é até 15/09/2010, impreterivelmete.
Atenção! Imprevistos acontecem, por isso faça a tarefa o mais rápido possível, pois não serão aceitos trabalhos entregues após o prazo, nem com atestados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Resposta Questão n° 04:
ResponderExcluirOutra caso de ciencia desenvolvida simultânea e independente é o Cálculo Diferencial*, ou simplesmente Cálculo, por Gottfried Wilhelm von Leibniz e a Isaac Newton. O primeiro é acusado de plagiar os trabalhos não publicados de Newton; no entanto, hoje é considerado o inventor do Cálculo juntamente à Newton. Prova disso é que ambos chegaram, de formas distintas, ao Teorema Fundamental do Cálculo.
*Cálculo Diferencial: é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.
Marcelo A. 3°EM1
Respota nº 4:
ResponderExcluirOutro caso de ciencia desenvolvida simultânea e independente é o Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo, é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes.
Luiz Henrique Costa 3ºEM3
Física - O primeiro teletransporte
ResponderExcluirNem o mais ardoroso fã do seriado Jornada nas Estrelas poderia acreditar que, em 2004, o teletransporte seria uma realidade. Mas é verdade: duas equipes independentes de pesquisadores – uma da Universidade de Innsbruck, Áustria, e outra do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, Estados Unidos–, pela primeira vez transferiram propriedades-chaves entre duas partículas sólidas sem qualquer ligação física.
Os cientistas fizeram, com 75% de acerto, o teletransporte do chamado estado quântico de um átomo para outro. Ou seja, houve alguma perda de dados durante o teletransporte, mas dentro de limites aceitáveis para um experimento pioneiro. O estado quântico de um átomo inclui informações como seu campo magnético, mobilidade e energia.
O feito indica que a construção de computadores quânticos, muito mais velozes que os atuais, pode ser um sonho viável. Nos experimentos, divulgados simultaneamente em junho em artigos escritos para a revista Nature, os austríacos usaram átomos de cálcio e os norte-americanos, de berílio.TATY 3ºM4
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQUESTÃO 4:
ResponderExcluirO Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo, é um ramo da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.
O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes. O Cálculo auxilia em vários conceitos e definições desde a matemática, química, física clássica e até a física moderna.
ALUNA: ANA FLÁVIA NOGUEIRA MENDONÇA 3°EM4
Outro dos casos de ciência desenvolvida simultânea que ocorreu foi o Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo, é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.
ResponderExcluirO cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes. O Cálculo auxilia em vários conceitos e definições na matemática, química, física clássica, física moderna e economia.
Michele 3°EM1
O Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo(Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes)
ResponderExcluir-Pedagogia
-Didatica
Breno 3°EM2
Ciências Farmacêuticas, Ciências educacional, Ciências religiosa; Dentro da matematica temos o Cálculo Diferencial e Integral (Desenvolvido por Isaac Newton e Gottfried Leibniz )
ResponderExcluirCiências Farmacêuticas, Ciências educacional, Ciências religiosa; Dentro da matematica temos o Cálculo Diferencial e Integral(Desenvolvido por Isaac Newton e Gottfried Leibniz)
ResponderExcluirCiências Farmacêuticas, Ciências educacional, Ciências religiosa; Dentro da matematica temos Cálculo Diferencial e Integral que foi (Desenvolvido por Isaac Newton e Gottfried Leibniz)
ResponderExcluirQuestão 4
ResponderExcluirO Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo, é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas.
Tambem tem a ciencia ta Pedagogia onde a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo
A ciencia da Psicologia onde a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo)
Luiz Felipe De Castro Martins 3° EM 4
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuestao 4:
ResponderExcluirOutro caso de ciencia desenvolvida simultânea e independente éO Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo, é um ramo da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.
O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes. O Cálculo auxilia em vários conceitos e definições desde a matemática, química, física clássica e até a física moderna. O estudante de cálculo deve ter um conhecimento em certas áreas da matemática, como funções, geometria e trigonometria, pois são a base do cálculo. O cálculo tem inicialmente três "operações-base", ou seja, possui áreas iniciais como o cálculo de limites, o cálculo de derivadas de funções e a integral de diferenciais.
A integral indefinida também pode ser chamada de antiderivada, uma vez que é um processo que inverte a derivada de funções. Já a integral definida, inicialmente definida como Soma de Riemann, estabelece limites de integração, ou seja, é um processo estabelecido entre dois intervalos bem definidos, daí o nome integral definida.
Com o advento do Teorema Fundamental do Cálculo estabeleceu-se uma conexão entre os dois ramos do cálculo: o Cálculo Diferencial e o Cálculo Integral. O cálculo diferencial surgiu do problema da tangente, enquanto o cálculo integral surgiu de um problema aparentemente não relacionado, o problema da área. O professor de Isaac Newton em Cambridge, Isaac Barrow, descobriu que esses dois problemas estão de fato estritamente relacionados, ao perceber que a derivação e a integração são processos inversos. Foram Leibniz e Newton que exploraram essa relação e a utilizaram para transformar o cálculo em um método matemático sistemático. Particularmente ambos viram que o Teorema Fundamental os capacitou a calcular áreas e integrais muito mais facilmente, sem que fosse necessário calculá-las como limites de soma (método descrito pelo matemático Riemann, pupilo de Gauss).O cálculo permite calcular a área da região assinalada.
Caroline Sousa 3M2
Questao 4:
ResponderExcluirOutro caso de ciencia desenvolvida simultânea e independente éO Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo, é um ramo da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.
O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes. O Cálculo auxilia em vários conceitos e definições desde a matemática, química, física clássica e até a física moderna. O estudante de cálculo deve ter um conhecimento em certas áreas da matemática, como funções, geometria e trigonometria, pois são a base do cálculo. O cálculo tem inicialmente três "operações-base", ou seja, possui áreas iniciais como o cálculo de limites, o cálculo de derivadas de funções e a integral de diferenciais.
Caroline Sousa 3M2
Elétrons
ResponderExcluirJJ Thomson e Charles-François de Cisternay DuFay descobriu elétrons de forma Independente. DuFay pensou que havia dois tipos e chamou uma eletricidade vítrea e os outros de
eletricidade resinosa.(O médico Inglês, William Gilbert, introduziu o termo elétrica a partir da palavra grega "eletrônica", porque o âmbar adquire uma caracteristica especial de
atrair ou repelir objetos metálicos quando friccionado sobre pele.)
Bianca T. Siqueira
3º em4
nº 5
Charles Darwin (1838) e Alfred Wallace (1848) trabalharam de forma Independente Sobre a Teoria da Evolução.
ResponderExcluirQuando Wallace estava nd Indonésia, hum TeVe Ataque de transmitir malária e decidiu
Demora MEV, Uma Idéia Que surgiu in SUA Mente de Darwin. Ele elaborou uma carta e enviado no dia seguinte. Elementos Carta UMA elaborou e enviado nenhum mês seguinte dia.
Quando Darwin leu uma carta, ficou surpreso elementos Que ver como AO CONCLUSÕES de Wallace FORAM AO Muito semelhantes
SEU. (Darwin não tivesse publicado sua teoria) Na carta de Wallace, Darwin viu a confirmação de suas próprias idéias, embora Wallace estava tentando transmitir sua crença de que uma atividade (Darwin nao tivesse Publicado SUA Teoria) Na Carta de Wallace, Darwin VIU uma Confirmação de SUAS Próprias
Idéias, embora Wallace estava tentando transmitir SUA Crença de Que UMA Atividade do Espírito permeia o Universo.
3-em4
RESPOSTA NUMERO 4
ResponderExcluirA Pedagogia, como ciência, tem uma longa história. Os seus primeiros estudos e aportes emergiram, com a origem e o desenvolvimento da própria civilização. Como também aconteceu com outras ciências, a Pedagogia viu seus primeiros grandes estudos nas obras dos clássicos da antiguidade: Platão (427-347), Aristóteles (384-322), entre outros.
Seu surgimento sustenta-se a partir da definição de seu objeto de estudo: a educação. O progresso da educação não poderia se fundamentar só com experiências do dia-a-dia e conjecturas dos pensadores. Era necessário o surgimento de uma ciência que desse a esse objeto de estudo, uma sustentação científico-tecnológico.
As obras de Comenius, Rousseau, Kant, Hegel, Herbart, Chernichevski, Pestalozzi, Diesterweg e Ushinski, entre outros intelectuais, ajudaram à independência da Pedagogia como ciência particular. Os clássicos do Materialismo-Histórico e Dialético, Marx e Engels, elaboraram os fundamentos que permitiram sustentar a cientificidade desta. Dessa forma, aos poucos, a Pedagogia vai-se diferenciando, como resultado de um longo período e processo histórico, da Teologia e da Filosofia.
A seguir uma citação da interessante obra Pedagogia de um coletivo de autores alemães que sintetiza a origem da ciência da educação, e confirmam assim, de forma sucinta, que a Pedagogia surgiu como ciência particular a partir do século XIX.
A Pedagogia tem uma longa história. Surge como ciência no momento dela ser um reflexo da manifestação social objetiva da educação. Na Antigüidade, ela tem sido encerrada em complexas apreciações sobre o mundo e o homem (Por exemplo, em Aristóteles). No Feudalismo e no Capitalismo, a Pedagogia vai-se diferenciando paulatinamente, em correspondência com a necessidade social, da Teologia e da Filosofia. No século XVI e no século XVII, nasce o primeiro sistema pedagógico como resultado da divisão, do até então estreito vínculo entre a Teologia e a Filosofia. Esta é a expressão e o resultado da luta da burguesia florescente contra o Feudalismo. Não obstante, a Pedagogia continua sua relação com a filosofia, como por exemplos: Rousseau, Kant, Hegel, Herbart e Chernichevski, ela se erige cada vez mais, como uma ciência independente, nos séculos XVIII e XIX, aproximadamente com Pestalozzi, Diesterweg e Ushinski, entre outros.
O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes. O Cálculo auxilia em vários conceitos e definições desde a matemática, química, física clássica e até a física moderna. O estudante de cálculo deve ter um conhecimento em certas áreas da matemática, como funções, geometria e trigonometria, pois são a base do cálculo. O cálculo tem inicialmente três "operações-base", ou seja, possui áreas iniciais como o cálculo de limites, o cálculo de derivadas de funções e a integral de diferenciais.
ResponderExcluirIvan Freire Baldini Macedo 3ºEM4 nº20
A teoria da Seleção Natural,Alfred Russel Wallace, um esquecido naturalista conterrâneo de Darwin que propôs com ele,de forma simultânea e independente,a criação dessa teoria.Para começar, Darwin não teve um lampejo de inspiração, elaborando seu livro a partir do nada. Muitos trabalhos anteriores lançaram as sementes da visão evolucionista. Nessa trajetória pode ser destacado o próprio avô de Darwin, Erasmus Darwin (1731-1802), que muito antes já nutria a idéia da seleção natural. A mensagem do avô, sem dúvida, sedimentou-se subliminarmente no neto.
ResponderExcluirPor volta de 1770 Priestley e Lavoisier realizaram
ResponderExcluiruma série de experiências que os conduziu, separadamente,
à descoberta do
oxigénio. Entre 1842 e 1847 Mayer, Joule, Colding
e Helmholtz, percorrendo caminhos independentes,
anunciaram a “teoria da conservação da energia”
• Resposta da questão 4 :
ResponderExcluirOutro tipo de ciência é a do Cálculo Diferencial e Integral , que é basicamente um conjunto de operações envolvendo quatro operadores: limite, diferencial, derivada, e integral. A análise teórica desses tópicos nos livros texto de Cálculo Diferencial e Integral [1-4] encontra-se bem desenvolvida, principalmente do ponto de vista do rigor matemático. Talvez devido a esse rigor matemático associado à abstração conceptual que o assunto exige, e a falta de preparo dos alunos em absorver conceitos e idéias abstratas, parece que esses itens são apresentados de forma isolada, como se a ligação entre eles fosse puramente matemática. Na realidade existe, além da relação matemática, uma ligação física muito forte entre esses operadores que pode ajudar o aluno de graduação a compreender melhor o significado e a aplicação dessa importante ferramenta matemática. Através do limite se chega na diferencial e na derivada. A integral é uma operação sobre a diferencial; o resultado mais simples de uma integral é uma diferença, cuja aplicação é fundamental nas Ciências Exatas.
O químico Cari Wilheim Scheele (1742-1786), morando no interior da Suécia e trabalhando sozinho no fundo de uma farmácia, descobriu, em poucos anos de vida, dezenas de substancias importantes, como a vitamina C, o ácido lático e a giicerina. Mandava seus trabalhos para a Real Academia de Ciências, em Estocolmo, mas publicou apenas um livro. Nele, fica claro que Scheele havia chegado muito perto de uma outra descoberta fundamental. Em 772 ele desenvolveu um gás que, colocado em um recipiente fechado Junto com uma madeira, tornava possivel quelmá-la. E, quando o gás acabava, o fogo se extinguia. Dois anos depois, trabalhando sem conhecimento das experiências de Scheele, o físico inglês Joseph Priestley identificou o tal gás como sendo nada menos que o oxigênio.
ResponderExcluirOlmira 3ºEM3
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTransgênicos foram estudados em diversos lugares sem uma pessoa estar em contato com a outra;Outro caso é o Cálculo Diferencial e Integral.
ResponderExcluirPS: Bianca Larissa 3º EM4
Um exemplo é o Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo(Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes)
ResponderExcluirDenis O. Andrade
3°EM4
N° 9
O Cálculo Diferencial é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da álgebra e da geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração.
ResponderExcluirA teoria da Seleção Natural,Alfred Russel Wallace, um esquecido naturalista conterrâneo de Darwin que propôs com ele,de forma simultânea e independente,a criação dessa teoria. Para começar, Darwin não teve um lampejo de inspiração, elaborando seu livro a partir do nada. Muitos trabalhos anteriores lançaram as sementes da visão evolucionista. Nessa trajetória pode ser destacado o próprio avô de Darwin, Erasmus Darwin (1731-1802), que muito antes já nutria a idéia da seleção natural. A mensagem do avô, sem dúvida, sedimentou-se subliminarmente no neto.
Resposta da 4
Dyeine 3°em3
O Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal.O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes. O Cálculo auxilia em vários conceitos e definições desde a matemática, química, física clássica e até a física moderna. O estudante de cálculo deve ter um conhecimento em certas áreas da matemática, como funções, geometria e trigonometria, pois são a base do cálculo. O cálculo tem inicialmente três "operações-base", ou seja, possui áreas iniciais como o cálculo de limites, o cálculo de derivadas de funções e a integral de diferenciais.
ResponderExcluirTayane 3ºem3
Questao 4:
ResponderExcluirOutro caso de ciencia desenvolvida simultânea e independente éO Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo, é um ramo da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.
O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes. O Cálculo auxilia em vários conceitos e definições desde a matemática, química, física clássica e até a física moderna. O estudante de cálculo deve ter um conhecimento em certas áreas da matemática, como funções, geometria e trigonometria, pois são a base do cálculo. O cálculo tem inicialmente três "operações-base", ou seja, possui áreas iniciais como o cálculo de limites, o cálculo de derivadas de funções e a integral de diferenciais.
Lucas 3° EM2
O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes. O Cálculo auxilia em vários conceitos e definições desde a matemática, química, física clássica e até a física moderna.O cálculo tem inicialmente três "operações-base", ou seja, possui áreas iniciais como o cálculo de limites, o cálculo de derivadas de funções e a integral de diferenciais.
ResponderExcluirO Cálculo Diferencial e Integral é um ramo da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido).
Ana Paula Cândida Silva Cabral 3°EM4
reposta da n°4
ResponderExcluirOutra caso de ciencia desenvolvida simultânea e independente é o Cálculo Diferencial*, ou simplesmente Cálculo, por Gottfried Wilhelm von Leibniz e a Isaac Newton. O primeiro é acusado de plagiar os trabalhos não publicados de Newton; no entanto, hoje é considerado o inventor do Cálculo juntamente à Newton. Prova disso é que ambos chegaram, de formas distintas, ao Teorema Fundamental do Cálculo.
*Cálculo Diferencial: é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.
Aluna:Patzi Alves de Oliveira
Turma :3°EM¹
Bruno Mendes Silveira Lemos 3ºEM4
ResponderExcluir4)O Cálculo Diferencial e Integral, também chamado de cálculo infinitesimal, ou simplesmente Cálculo, é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.
O cálculo foi criado como uma ferramenta auxiliar em várias áreas das ciências exactas. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes. O Cálculo auxilia em vários conceitos e definições desde a matemática, quiímica, física clássica e até a física moderna. O estudante de cálculo deve ter um conhecimento em certas áreas da matemática, como funções, geometria e trigonometria, pois são a base do cálculo. O cálculo tem inicialmente três "operações-base", ou seja, possui áreas iniciais como o cálculo de limites, o cálculo de derivadas de funções e a integral de diferenciais.
5)
Questão 4:
ResponderExcluirOutra caso de ciência desenvolvida simultânea e independente é o Cálculo Diferencial*, ou simplesmente Cálculo, por Gottfried Wilhelm Von Leibniz e a Isaac Newton. O primeiro é acusado de plagiar os trabalhos não publicados de Newton; no entanto, hoje é considerado o inventor do Cálculo juntamente à Newton. Prova disso é que ambos chegaram de formas distintas, ao Teorema Fundamental do Cálculo.
*Cálculo Diferencial: é um ramo importante da matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área debaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o cálculo é a matemática a ser empregada.
Ludimila de Mello Oliveira
3º EM1